Maracatu de Baque Rural

28 de maio de 2010

O Maracatu de baque rural– mais conhecido como maracatu de baque solto – é o que vem com a orquestra acompanhando durante sua apresentação. Mais conhceido pelas ruas pernambucas, o maracatu de baque solto não tem, de certa forma, um toque fixo, ele tem a “loa” ou a cantiga, a chamada, e depois uma batida constante com os guizos. O maracatu rural se diferencia muito dos outros por causa disso, na realidade você faz o canto e depois é que toca, como se fosse um “aboio”, que é belíssimo. A quantidade de guizos é a quantidade de anos que o brincante sai, com o passar dos anos fica um peso enorme.

O Maracatu rural é também o mais conhecido pelas fortes cores e presença maracante. Com encenação nas manifestações da cultura popular de uma maneira geral,  o rural vai ver uma referência muito forte do rei e da rainha, que são ligados à questão da Europa, mas na África também tinha, inclusive nações, reis acompanhados de príncipes, que aqui chegaram e foram presos, pra ser escravos.

Algumas fotos do Maracatu Rural ou se preferir, Baque Solto, tiradas na festa anual na cidade de Nazaré da Mata em Pernambuco.

Reprodução: Flickr.com

Vídeo sobre Maracatu de baque solto.

Vídeos do VodPod não estão mais disponíveis.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: